1 – ESTUDO
DAS DEMANDAS JUDICIAIS EM SANTA CATARINA
Em 2011 o Tribunal firmou novo
contrato com a Universidade Federal de Santa Catarina – Contrato Nº 077/2011 –
cujo objetivo é o estudo e previsão do comportamento e aumento das demandas
judiciais no Estado de Santa Catarina, até o ano de 2020.
A proposta do
estudo em questão é subsidiar a Administração do Poder Judiciário ao
planejamento de instalação, classificação, funcionamento, elevação,
rebaixamento, desdobramento, agregação, alteração e até extinção de unidades de
divisão judiciária, nos termos da Resolução 28/2010/TJ.
2 – Planejamento
e acompanhamento das Metas do CNJ
Em
cumprimento às determinações do Conselho Nacional de Justiça, realizou-se o
acompanhamento das Metas Nacionais de 2012, bem como daquelas pendentes dos
anos de 2009 (Meta 2) e 2010 (Metas 2, 3, 4 e 10), sob a supervisão dos
Magistrados Antônio Zoldan da Veiga e Julio Cesar Ferreira de Mello, até
outubro de 2012 e, a partir de novembro, André Alexandre Happke.
METAS 2012 |
STATUS |
Meta 1. Julgar quantidade maior de
processos de conhecimento do que os distribuídos em 2012. |
ACOMPANHAMENTO |
Meta 2. Julgar, até 31/12/2012, pelo
menos, 80% dos processos distribuídos em 2007, no STJ; 70%, em 2009, na
Justiça Militar da União; 50%, em 2007, na Justiça Federal; 50%, de 2007 a
2009, nos Juizados Especiais Federais e Turmas Recursais Federais; 80%, em
2008, na Justiça do Trabalho; 90%, de 2008 a 2009, na Justiça Eleitoral; 90%,
de 2008 a 2010, na Justiça Militar dos Estados; e90% em 2007, nas Turmas
Recursais Estaduais, e no 2º grau da Justiça Estadual. |
ACOMPANHAMENTO |
Meta 3. Tornar acessíveis as
informações processuais nos portais da rede mundial de computadores
(internet), com andamento atualizado e conteúdo das decisões de todos os
processos, respeitado do segredo de justiça. |
CUMPRIDA |
Meta 4. Construir Núcleo de
Cooperação Judiciária e instituir a figura do Juiz de Cooperação. |
CUMPRIDA |
Meta 5. Instalar sistema eletrônico
para consulta à tabela de custas e emissão de guia para recolhimento. |
ACOMPANHAMENTO |
|
|
No que tange às metas
que não foram totalmente atingidas, estão sendo desenvolvidas ações para o seu
integral cumprimento, devidamente monitoradas pela Corregedoria-Geral da
Justiça.
3 - Coleta e
cadastramento DE dados RELATIVOS Ao PROJETO “Justiça em Números”, do CONSELHO
NACIONAL DE JUSTIÇA – CNJ
A Assessoria de
Planejamento é responsável pela compilação e pelo encaminhamento semestral, ao
Conselho Nacional de Justiça, pelo sistema informatizado, dos dados relativos
ao Projeto “Justiça em Números”.
Nos termos da Resolução
nº 76/2009, do Conselho Nacional de Justiça, o Projeto “Justiça em Números”
envolve informações sobre:
·
Orçamento e finanças;
·
Quadro de pessoal;
·
Parque de informática
·
Área (espaço físico dos imóveis);
·
Informações processuais; e
·
Mecanismos de acesso à justiça.
Já foram iniciados
os trâmites para a geração dos dados do segundo semestre de 2012, cujo prazo de
informação ao Conselho Nacional de Justiça irá até o dia 28/2/2013 (Projeto nº
211).
4 – PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
Em conformidade com
os artigos 5º, inciso XXXIII, da Constituição de 1988, o acesso à informação
tornou-se um dos insumos básicos ao exercício da cidadania. Dessa premissa
extrai-se o direito do cidadão em conhecer, opinar e acompanhar as decisões
governamentais para certificar-se de que os recursos postos à disposição do
Estado produziram resultados positivos em prol da coletividade – a atuação
popular no sentido de defender direitos e interesses coletivos perante a
administração pública é intitulado de controle social.
Já o artigo 216
determina que a Administração Pública, na forma da lei, deve assegurar a
consulta às informações a quantos dela necessitem.
O Conselho Nacional
de Justiça, por meio da Resolução n. 79, de 9 de julho de 2009, dispôs sobre a
transparência na divulgação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário
brasileiro, bem como a Resolução n. 102, de 15 de dezembro de 2009,
regulamentou a publicação das informações alusivas à gestão orçamentária e
financeira, aos quadros de pessoal e respectivas estruturas remuneratórias dos
tribunais e conselhos.
Atendendo as
determinações do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça de Santa
Catarina disponibilizou em sua homepage, no ícone
Transparência, as informações das suas atividades, na forma prevista na
referida Resolução.
No entanto, no dia
18/11/2011, foi sancionada a Lei Federal n. 12.527 a
qual:
·
Consolidou e definiu o marco regulatório sobre o acesso à
informação pública sob a guarda do Estado;
·
Estabeleceu procedimentos para que a Administração responda a
pedidos de informação do cidadão;
·
Estabeleceu que o acesso à informação pública é regra, e o
sigilo, a exceção.
No mês de outubro de 2012, a
Assessoria de Planejamento iniciou as tratativas com representantes da
Diretoria de Tecnologia da Informação e Auditoria Interna visando melhorar o
Portal da Transparência, no sentido oferecer ao cidadão amplo acesso às
informações referentes à gestão pública e à aplicação dos recursos públicos do
Poder Judiciário de Santa Catarina, cujo objetivo é:
·
Normatizar e definir o tipo de informação;
·
O tratamento e a forma
como a informação será disseminada;
·
Os responsáveis pelo conjunto de informações, em quanto e a que
tempo ela deve ser atualizada.
5 – AUXILIAR CHEFES DE SECRETARIAS NA
GESTÃO DOS FÓRUNS
Em 2010, o Tribunal
de Justiça editou a Resolução nº 44/2010-GP, que estabeleceu critérios e
disciplinou a emissão de requisições de pequenos serviços e compras para todas
as unidades administrativas do Poder Judiciário. Com a sua implantação,
verificou-se, a partir de 2011, a necessidade de se disponibilizar as
secretarias de foros orientações de modo a estabelecer um padrão mínimo de
qualidade, principalmente no que se refere à manutenção predial, limpeza e
conservação.
As Secretarias dos
Fóruns necessitam de alinhamento contínuo de suas atividades com todos os
órgãos da Secretaria do Tribunal, razão pela qual há a necessidade de
implantação de um check-list de procedimentos e orientações de rotinas
padronizadas no que tange à gestão dos fóruns. Visando o efetivo
desenvolvimento de suas atividades, aponta-se no sentido da capacitação dos
chefes de secretaria para melhorar a manutenção predial em geral, evitando, com
isso, custos elevados com reformas e outros serviços relacionados.
Verificou-se a
necessidade de que as atividades exercidas sejam efetuadas de modo planejado,
preventivo e padronizado, evitando-se desperdícios e retrabalhos,
proporcionando a melhoria da comunicação e do fluxo de trabalho em relação aos
procedimentos de acompanhamento e execução de serviços necessários à manutenção
do fórum.
A Assessoria de
Planejamento elaborou projeto para estruturar e dar suporte às secretarias dos
fóruns, no sentido de dotá-las de um check-list de procedimento e orientações
que auxiliem na gestão, envolvendo o funcionamento e manutenção preventiva para
que as atividades desenvolvidas sejam praticadas deforma proativa e planejada,
de modo que os serviços prestados pelos fóruns não sofram solução de
continuidade, permitindo o monitoramento por todas as áreas envolvidas do
Tribunal de Justiça.
No tocante à
execução do Projeto, foram realizadas no mês de abril de 2012 reuniões com a
equipe de implantação de serviços judiciários e com os responsáveis pelas
diretorias de Engenharia e Arquitetura, Infraestrutura, Material e Patrimônio,
Orçamento e Finanças e Recursos Humanos, para a elaboração do check-llist.
Para apresentação
dos tópicos do check-list de procedimento foi realizado um wokshop no mês de
junho de 2012, com a participação de seis chefes de secretarias, convidados
pela Assessoria de Planejamento – Barra Velha, Chapecó, Concórdia, Jaraguá do
Sul e São Bento do Sul.
Na sequência foi
disponibilizado aos seis chefes de secretarias e às Diretorias de Engenharia e
Arquitetura, Material e Patrimônio e Infraestrutura, um hotsite para avaliação
e sugestão de melhoria do check-list, culminando com a criação do site Portal do Servidor.
A disponibilização
do Portal do Servidor a todas as comarcas do Estado está prevista para março de
2013.
6 – GESTÃO POR PROCESSOS
O Poder Judiciário
catarinense frequentemente se depara com crescente volume de demandas
judiciais, o que poderia motivar o aumento proporcional da força de trabalho e
a aplicação de novas ferramentas e formas de trabalho para o atendimento das
necessidades geradas na área judicial e, na mesma proporção, na área
administrativa.
Como é sabido, o
aumento da força de trabalho é algo que não é possível buscar, ao menos na
mesma intensidade do aumento na demanda processual. Desse modo, entende-se que
o Poder Judiciário catarinense necessita melhorar o desempenho e a qualidade
dos serviços prestados aos seus clientes internos e externos e, para isso, deve
adotar novo modelo de gestão de processos que, necessariamente, passa pelo mapeamento, a racionalização e o redesenho de
seus fluxos de trabalho.
Essa redefinição
dará suporte para o desenvolvimento de sistemas administrativos e judiciais, o
desenvolvimento da educação corporativa, a análise contínua e revisão dos
processos de trabalho. Atualmente existem iniciativas isoladas no tocante a
mapeamento de processos, com resultados comprovados, porém, não há padronização
ou normatização que assegure a institucionalização desta prática de gestão.
A Assessoria de
Planejamento, com vistas a implementar uma estratégia abrangente, sistemática,
estruturada, para auxiliar a identificação e o aprimoramento dos processos e
que garanta a participação maciça das pessoas envolvidas, iniciou estudos com
objetivo de estabelecer parâmetros para a institucionalização da gestão de
processos no âmbito do Poder Judiciário visando elevar a performance produtiva
do Poder Judiciário e qualidade nos serviços prestados, além de:
·
Disseminar os conceitos relacionados ao mapeamento e gestão de
processos;
·
Fortalecer a cultura de melhoria contínua dos processos entre os
colaboradores;
·
Promover o trabalho colaborativo;
·
Formalizar uma metodologia para a gestão de processos de
trabalho;
·
Documentar o conhecimento institucional contido nas rotinas de
trabalho;
·
Identificar uma estrutura para dar suporte à institucionalização
da gestão de processos;
·
Desenvolver uma “prova de conceito” ou “projeto piloto” com
emprego da metodologia aprovada;
O Projeto Piloto
foi desenvolvido em parceria com a Diretoria de Material e Patrimônio, no
âmbito do processo de gerenciamento da ata de registro de preços.
Visando realizar a
análise do projeto-piloto, a Assessoria de Planejamento a iniciou, em novembro
de 2012, tratativas com a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e a
Fundação Getúlio Vargas – FGV, com o objetivo buscar orientação na implantação
da gestão por processos no Tribunal de Justiça.
7 – PROCESSO ADMINISTRATIVO N.
431054-2011.3 - SAÚDE DOS SERVIDORES
Em 2011 o
Presidente do Tribunal de Justiça designou servidores para compor uma equipe
multidisciplinar, sob a Presidência da Assessoria de Planejamento, com o
objetivo de iniciar estudo acerca da saúde dos servidores e magistrados do
Poder Judiciário Catarinense, que desenvolvem suas atividades com o uso do Sistema
de Automação do Judiciário (SAJ 5 – módulo virtual), utilizando-se como piloto
os cartórios remotos dos processos eletrônicos (CREPES).
Inicialmente foi
feito um amplo diagnóstico sobre todos os problemas existentes nas unidades que
utilizam somente o SAJ 5 – módulo virtual (fls. 51), quais sejam:
·
Cartório Remoto de Execuções Fiscais
·
Cartório Remoto de Execuções Penais
·
Juizado Especial da Fazenda Pública da comarca da Capital
·
Juizado Especial de Santo Antônio de Lisboa da comarca da
Capital
·
Unidade Regional de Execução Fiscal da comarca de Lages
·
Vara de Execuções Penais da comarca de Criciúma
O diagnóstico feito in loco por
profissionais das Diretorias de Saúde e de Recursos Humanos nas unidades foram ouvidos
todos os colaboradores, incluídos os magistrados, servidores, estagiários,
servidores à disposição e terceirizados, alguns destes com participação ativa
nas reuniões da equipe, e constatou-se:
·
Monotonia das atividades
·
Problemas no software e atendimento
ineficiente
·
Equipamentos inadequados
·
Velocidade da rede e instabilidade na conexão
·
Carga de trabalho excessiva
·
Treinamento insuficiente
·
Despreparo dos advogados
·
Mobiliário parcialmente adequado e ausência de orientação dos
usuários: Relacionamento saudável do grupo e falta de atenção
·
Problemas físicos de saúde
Após a realização
do diagnóstico, a equipe indicou onze sugestões para
prevenir os problemas causados pelo trabalho, relacionadas na sequência:
1) Pausas na jornada de
trabalho
2) Tempo efetivo de
trabalho
3) Cartórios remotos que
4) Campanhas de
sensibilização e conscientização
5) Usabilidade do
sistema.
6) Equipamentos
adequados
7) Mobiliários
adequados.
8) Link
de acesso de velocidade da rede
9) Equipe de suporte
técnico
10) Capacitação
11) Técnico de Suporte
em Ergonomia
O relatório final
do Processo Administrativo n. 431054-2011.3 seguiu
para apreciação e aprovação da Presidência.
8 – ANÁLISE DE CUSTOS DE PROCESSOS NO
SEGUNDO GRAU - TJSC
Atendendo
determinação da Presidência no Processo Administrativo n. 370323-2012.5,
motivada por um pedido do Desembargador Raulino Jacó Brüning, no qual solicitou
esforços necessários para se chegar ao custo de cada processo concluso no seu
gabinete, a Assessoria de Planejamento, por meio do Assessor Wanderley Horn
Hülse, elaborou estudo sobre o custo aproximado de um processo judicial no 2º
Grau de Jurisdição do Poder Judiciário de Santa Catarina – PJSC.
A priorização na
implementação de uma ferramenta desta natureza no Poder Judiciário de Santa
Catarina daria totais condições para melhor mensurar, controlar, avaliar e
gerenciar os gastos da administração pública, disponibilizando aos gestores
informações e dados de apoio no processo de tomada de decisão, além de atender
o disposto no § 3º do art. 50, da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina
à Administração Pública a manutenção de sistema de custos que permita a
avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.
O relatório final
do referido estudo será divulgado pelo Desembargador Raulino Jacó Brüning no
início de 2013.
9 – RENOVAÇÃO DO CONTRATO DO SISTEMA
SAJ
A Assessoria de
Planejamento atenta ao fato de que o avanço tecnológico introduz-se de maneira
decisiva no universo jurídico coordenou a equipe multidisciplinar de análise do
projeto básico de renovação do contrato do Sistema SAJ,
cujo objetivo é a contratação de:
·
Serviços de suporte técnico e manutenção corretiva;
·
Manutenção tecnológica adaptativa e evolutiva continuada da
solução;
·
Desenvolvimento de funcionalidades e prestação de serviços sob
demanda.
Os estudos das inovações
tecnológicas, as quais devem ser inseridas no referido projeto básico, foram
realizados no período de julho a dezembro e devem adentrar o mês de janeiro de
2013.